A Escola Técnica de Turismo CIETH foi aberta em 1988, no Rio de Janeiro - onde é nossa matriz -  ainda como curso livre de capacitação de profissionais na área de turismo, tais como Agentes de Viagem e Condutores de Excursões. Em 1993 a profissão de Guia de Turismo foi criada pela Lei 8623 de 28 de janeiro. Tivemos, então que transformar nosso curso em Escola Técnica. Desde então ficamos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e Ministério do Turismo. Passamos, então, a ser uma Escola Técnica Profissionalizante na área.  

 

       Em 2020 fomos autorizados a ministrar cursos Semipresenciais, com aulas teóricas on line aliadas a  Visitas e Viagens Técnicas presenciais no cursos de Guia de Turismo.  Esta autorização foi a grande responsável pela expansão de nossa área de abrangência. Atualmente ministramos cursos de Guia de Turismo Nacional e Internacional em todo o Brasil no formato Semipresencial.

       Por conta de nossa matriz localizar-se no estado do Rio de Janeiro, só temos autorização para ministrar Curso de Guia de Turismo Regional RJ, porém nosso diferencial é que, atrelado a este curso, ministramos, também, especialização em Atrativos Naturais, o que nos torna a única Escola do Rio de Janeiro com esta especialização.

       Ao final de cada curso, cumprindo todas as obrigações acadêmicas, o aluno recebe um certificado que, com ele, poderá requerer seu CADASTUR DE GUIA DE TURISMO junto ao Ministério do Turismo.

       Nosso objetivo é formar profissionais aptos e capacitados a exercer sua profissão, não apenas carregar um crachá.